segunda-feira, 23 de abril de 2012

Educar sem bater é possível !




Acordo entre Brasil e ONU

A criação de lei para proteger crianças e adolescentes de castigos físicos foi acordada entre Brasil e ONU (Organização das Nações Unidas), em virtude da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, aprovada em 20 de novembro de 1989 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Atualmente, 32 países proíbem tal prática.
O projeto de Lei N° 7672, conhecido como Lei da Palmada, contrariando várias projeções, foi aprovado pela Câmara dos Deputados e já seguiu para apreciação do Senado Federal.




Campanhas educativas e atendimento à família


A Lei da Palmada dá o direito a crianças e adolescentes de serem criados e educados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante. Para isso, serão realizadas campanhas educativas cujo objetivo será orientar os adultos sobre os malefícios à saúde física e mental trazidos pelo uso da violência na educação. Além disso, adultos que cometem agressões reiteradas e as vítimas terão atendimento psicossocial. Sem interferência no lar! Sem punição aos pais!


Autoridade x autoritarismo

A linha entre autoridade e autoritarismo parece tênue. Porém, os dois conceitos são bastante distintos. Enquanto autoridade significa impor regras necessárias para um bom convívio, autoritarismo é sinônimo de imposição, uso excessivo de poder. Mara Pusch, psicóloga da Unifesp, diz que autoridade parental não deixa criança alguma retraída ou traumatizada. 
Os pais precisam entender que autoridade é mostrar que você tem o poder de decisão sobre o seu filho. O problema é que, quando dessa decisão não é bem exposta às crianças, vira autoritarismo. O filho precisa enxergar que tem autonomia para escolher o que quer, mas que o seu desejo pode ser ou não realizado”.

Uma criança se sente acuada quando sofre uma vigilância constante, quando há controle em demasia sobre as suas ações. Adela destaca que, ao notarmos crianças retraídas ou sufocadas, é preciso pensar que ela está sentido o peso da autoridade como excessivo e que pode não ter forças para suportá-lo. “O retraimento é como um refúgio para os filhos que se sentem assim. É importante que os pais repensem seu lugar e escutem a criança. Às vezes, em alguns desses casos, é a criança quem cria uma imagem de um pai extremamente autoritário e isso não corresponde à realidade. Nessas horas, pode ser importante consultar um especialista”, afirma a psicóloga.

O que diz a ciência?


Há mais de 20 anos a ciência estuda os efeitos dos castigos físicos em crianças e adolescentes. Os resultados indicam que apanhar faz mal para o desenvolvimento psicológico deste grupo. A psicóloga Joan Durrant, da Universidade de Manitoba, e o assistente social Ron Ensom, do Hospital Infantil de Eastern Ontario, ambos pesquisadores canadenses, analisaram vários estudos sobre o tema. Segundo eles, nenhuma destas pesquisas comprovou que punir fisicamente tem efeito positivo. Pelo contrário! A maior parte dos estudos constatou efeitos negativos, tais como depressão, ansiedade e vícios, que podem começar na infância e se estender para a vida adulta.

Redução do QI…


Outra pesquisa que comprova a ineficácia da violência na educação de crianças e adolescentes foi publicada no Canadian Medical Association Journal. Vulnerabilidade a vícios em drogas e álcool e a doenças psicológicas, como depressão e ansiedade, e tendência a resolver conflitos com violência são apenas alguns dos malefícios que uma educação baseada na violência acarreta.
Porém, o resultado mais inusitado foi a constatação de que bater reduz o QI (quociente de inteligência).

Problema de saúde pública


A violência doméstica contra criança e adolescente é considerada problema de saúde pública pelo Ministério da Saúde. E não é à toa! Segundo um levantamento inédito baseado no sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) deste órgão, divulgado no fim de maio de 2012, a violência física é a mais comum na faixa etária de 10 e 19 anos.

Os números falam por si só! 

Confira!





E você?

É contra ou a favor da Lei da Palmada?

Comente !

Nenhum comentário:

Postar um comentário